Alongamentos para antes de correr

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Nesta matéria você vai conhecer as melhores opções de alongamentos para antes de correr ou caminhar

Alongar-se antes de correr ou caminhar, faz bem ou faz mal?

Alongar-se antes de praticar algum exercício é uma ótima forma de se prevenir de lesões durante a atividade física. Alongamentos antes da corrida são uma excelente forma de aumentar o seu desempenho na atividade e também prevenir aquelas dores musculares que ocorrem após a prática do exercício.

Os alongamentos para antes de correr ou caminhar devem ser feitos após um breve aquecimento, alongar-se sem estar aquecido é um erro muito comum, porém pode fazer com que ocorram lesões no corpo, uma vez que ao esticar a musculatura e ligamentos com eles frios pode ser prejudicial.

Como fazer o aquecimento e alongamento antes de correr ou caminhar então?

Se você vai dar uma corrida a nossa sugestão é caminhar durante pelo menos uns 10 minutos para ai então fazer o alongamento. Assim sua musculatura já estará levemente aquecida e você vai poder fazer o alongamento para melhorar a sua flexibilidade e também prevenir as lesões.

Uma vez com o corpo alongado o melhor a fazer é voltar a caminhar e quando o corpo estiver novamente bem aquecido você vai aumentando a velocidade da corrida, seja para um trote, cooper ou corrida com velocidade mesmo.

Alongamentos antes de correr e caminhar!

1 – Alongamento para pernas antes da corrida ou caminhada.

A corrida é um exercício que utiliza muito as pernas e por isso é muito importante fazer o alongamento das pernas de forma correta e concentrada, na corrida são as pernas que nos movem, então, dê atenção a elas e alongue com vontade. Fique pelo menos 10 segundos em cada posição para conseguir alongar direito.

Alongamentos para antes de correr

 

Este alongamento de pernas é muito popular pelos corredores, pois, alonga tanto os ligamentos cruzados localizados atrás dos joelhos como também a coxa inferior e o quadril.

Quanto mais você abraçar o pé com a mão maior vai ser o alongamento, muita gente não consegue segurar o pé, então basta segurar na canela até aonde a sua capacidade de alongamento permitir, sempre alongue as duas pernas.

 

Alongamentos para antes de correr

 

Outro alongamento para pernas que complementa o anterior é este da imagem em preto e branco.

Este é um excelente alongamento para antes da corrida ou caminhada, ele alonga principalmente a parte frontal da coxa, mas, alonga também o quadril de forma mais moderada.

Tanto este alongamento como o anterior devem ser feitos com uma perna e depois a outra, lembrando de manter a posição do alongamento durante 10 segundos.

 

Este alongamento em preto em branco você também pode fazer invertido, levando o joelho de encontro ao peito e abraçando a perna dobrada, assim você vai fazer um alongamento para a região dos glúteos, lembre de fazer as duas pernas durante 10 segundos.

Uma coisa importante para melhorar a qualidade do alongamento seja ele qual for é lembrar de respirar calma e ordenadamente durante os 10 segundos de alongamento, isto faz com que você consiga ampliar o movimento e alongar melhor!

2- Alongamentos para antes de correr (região do quadril)

Alongamentos para antes de correr

Os alongamentos para o quadril são muito importantes, principalmente conforme você vai ficando mais velho.

Este alongamento é muito simples, basta relaxar a coluna e tentar tocar o chão em frente aos pés, já costuma ser difícil para a maioria das pessoas.

A mulher na foto tem um alongamento incrível e colocar as mãos em frente aos pés iria ser muito fácil por isso ela posiciona as mãos atrás o que torna o alongamento ainda maior.

Se você não conseguir alcançar as mãos no chão abrace suas canelas, se também não for possível abrace os joelhos.

Conforme seu alongamento for melhorando você abraça as canelas e mais adiante toca o chão.

Lembre de ficar 10 segundos nesta posição e quando for voltar a ficar ereto não suba de uma vez, vá voltando lentamente o tronco a posição original, vá encaixando lentamente o quadril e as costas, a última parte do corpo a voltar para posição original deve ser a cabeça.

 

Alongamentos para antes de correr

 

O alongamento executado pela moça de top amarelo também é muito bom e agradável.

Este alongamento para antes de correr alonga quase que o corpo todo e por isso é muito eficiente, porém nem por isso substitui os alongamentos anteriores que são muito efetivos para a corrida.

Além de trabalhar o quadril este alongamento também alonga a coluna e estica os braços, fique 10 segundos com cada uma das pernas para frente e lembre de manter a respiração correta.

 

Se você está iniciando na corrida sugerimos que leia nossa matéria especial com dicas para corredores iniciantes, na matéria além de diversas dicas, tanto para quem quer começar a correr ou caminhar, você também vai encontrar uma planilha completa para você correr 5km o que é perfeito para quem está começando.

Acesse a matéria com as dicas para corredores iniciantes AQUI.

Outros alongamentos para antes de correr!

Considerando alongamentos para antes de correr ou caminhar os principais são os das pernas, quadril e coluna, mas, nem por isso o resto deve ser ignorado, até porque se você está alongando aproveite para fazer um alongamento corporal completo.

  • Alongamento para a cabeça basta deixar a cabeça pender para frente, para trás e para os dois lados durante 10 segundos em cada posição, depois rode a cabeça 2 vezes para cada lado. Faça sempre com cuidado e respeitando o corpo, se sentir dor não faça o movimento.
  • Alongamento para os braços também são simples, para a corrida um alongamento muito indicado é o alongamento dinâmico para os braços. Para fazer basta rodar o braço para frente 3 vezes e para trás 3 vezes, faça com os 2 braços. Depois com os dois braços abrace a si mesmo durante 10 segundos e solte.

Alongamentos são ótimos para nossa saúde corporal, seja para caminhada ou corrida é importante faze-los para prevenir de se machucar.

Cada atividade tem os seus alongamentos específicos, pois, cada atividade trabalha partes do corpo diferentes ou até mesmo de forma diferente, estes são ótimos alongamentos para antes de correr ou caminhar. Esperamos que através deles você consiga melhorar os seus resultados, tanto na corrida como na mobilidade corporal.

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