Esta matéria foi dedicada para quem quer quer praticar a corrida, são dicas para corredores novatos!

Correr é ótimo para emagrecer e para saúde, confira as dicas para aprender como começar!

A corrida é um esporte prazeroso e democrático, afinal de contas não exige um investimento muito alto ou uma estrutura específica para tal.

Primeiro algumas dicas para corredores novatos e pessoas que buscam melhorar o desempenho na corrida ou caminhada.

Dicas para corredores novatos

10 dicas para iniciantes na corrida

      1. Antes de começar procure um médico, informe que você pretende correr como esporte, ele pedirá exames, caso necessário, pode parecer tolice, mas a avaliação médica é essencial para evitar surpresas desagradáveis com seu coração depois.
      2. Roupa: Para mulheres  é aconselhável um top confortável e seguro e para os homens um short leve. Este assunto tem controvérsias, afinal, é uma questão muito individual, o importante é se sentir bem, a roupa deve ser confortável para a prática.
      3. Tênis: Deve ser confortável e com bons amortecedores, com uma avaliação postural é possível identificar seu tipo de pisada e aí comprar um tênis específico.
      4. Vontade, disciplina e dedicação são indispensáveis, afinal, você enfrentará dias quentes, chuvas e dias frios no inverno, mas pode ter certeza que o resultado e a sensação gratificante compensam.
      5. Planilha: Não adianta sair correndo só por correr, você precisa de uma planilha e seguir a mesma.
      1. Alimentação: Não corra em jejum, a corrida é uma atividade aeróbica que gasta muita energia, para evitar queda de pressão, fraqueza ou queda de glicemia se alimente de maneira adequada antes do treino.
      2. Hidratação: Antes, durante e principalmente depois da corrida beber água é muito muito importante.
      3. Respeito: É importante que você conheça e respeite seus limites, desconforto é diferente de mal-estar. Preste atenção nos movimentos, praticando a corrida de maneira consciente, sentindo sintomas como tontura, vista escura ou dor intensa o treino deve ser interrompido.
      4. Local: Se possível escolha um local arborizado,  proporcionando bem-estar, auxiliando no controle da temperatura e na respiração.
      5. Motivação: É legal treinar em grupos, facilita no quesito motivação, caso não seja possível, vale correr em locais onde outras pessoas pratiquem também.

Sugerimos como planilha de treino a do programa Eu Atleta para correr 5Km em oito semanas, download aqui.

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