Corpo em Forma Brasil

Cuide da sua saúde, cuide de você!

Esportes Turismo e Cultura

Picos de surf – Rio Grande do sul

Conheça os melhores lugares para surfar no Rio Grande do Sul

Quais são os principais picos de surf no RS?

  • Cidreira (Píer)
  • Tramandaí (Barrinha, Backdoor, Meio e píer)
  • Imbé
  • Capão da canoa (Special point e Final do calçadão)
  • Atlântida
  • Torres (Mampituba, Prainha, Molhes e CalPicos de surf - Rio Grande do Sul

        Vamos conhecer agora melhor sobre os points do surfe!

Torres – Prainha

Picos de Surf - Prainha RS
Prainha, Torres (Brasil) foto de Leandro Kibisz

A prainha é um dos mais tradicionais picos de surf do estado do Rio Grande do Sul, as ondas lá podem variar de 2 a 10 pés (de meio metro até 3 metros de onda).

Por ser um dos picos mais tradicionais o crowd é grande mas a praia conta com mais de 500m de extensão, as ondulações favoráveis são de sul, sudeste e leste. O vento do quadrante oeste sopra terral e favorece a condição!

As ondas quebram perfeitas quando a condição favorece, com boas direitas e esquerdas, sendo que a onda é mais cheia no início, se tornando mais cavada no inside.

Atlântida

Picos de surf - Atlântida  Picos de Surf - Atlântida

Foto de John Allgayer Keppler e Sadi Junior respectivamente

Atlântida é um dos picos mais frequentados dos surfistas de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, normalmente este pico tem bastante crowd. Fica onde existe uma plataforma de pesca, também conhecida como píer, esse é o principal point de surf de Porto Alegre.

As ondas quebram para os dois lados em ambos os lados do Píer com ondas boas para manobrar, normalmente o tamanho das ondas não passa de um metro e meio (ondas hot dog, pequenas mas de qualidade). As melhores ondulações para este pico são de leste, sul e sudeste, o vento terral no pico é de oeste.

Torres – Mampituba

Picos de surf - Mampituba
Rio Mampituba desembocando no oceano. Foto de Hifi Ninja

O local onde o rio Mampituba deságua não é conhecido por ter condições de surf constantes, mas quando as condições são favoráveis as ondas podem alcançar de 2 a 10 pés de altura com uma formação perfeita para o surf.

Picos de surf - Rio mampituba
Rio Mampituba, divisa entre RS e SC – Foto de Zeca Baronio

O local é um dos picos de surf mais tradicionais dos surfistas profissionais da região, e o point onde quebram as melhores ondas é no quebra-mar na saída do rio. As melhores ondulações para este pico são de leste, sudeste e sul. O vento terral é de quadrante oeste e o crowd normalmente é grande.

Tramandaí

Picos de surf - Tramandaí
Tramandaí RS – Foto de Edgar Weber

Tramandaí é um balneário com mais ou menos 6km de extensão é um local muito movimentado, principalmente durante o verão, é bastante urbanizado com quadras poli esportivas e pistas de skate.

Durante o inverno o pico é dominado pelos surfistas, estes tem preferência por cair ao lado da plataforma onde quebram as melhores ondas. As melhores ondulações entram de sul, sudeste e leste e o vento que proporciona a melhor condição é do quadrante oeste. As ondas quebram em média de 2 a 8 pés.

Dicas para surf trip no Rio Grande do Sul

  • Se você reparar que a água lá é meio amarronzada saiba que isto acontece por causa de uma espécie de alga que deixa a água meio marrom e com aspecto meio oleoso mas que não causa problemas para o surf, por isso alguns chamam o mar lá de chocolatão.
  • A água costuma a ser gelada graças a corrente das Malvinas no verão a água pode ser um pouco mais quente mas ainda assim é fria, por tanto é super recomendado colocar um long jonh na sua bagagem para esta trip.
  • Não esqueça de aproveitar para conhecer o churrasco gaúcho, conhecido por ser um dos melhores do Brasil!
  • O surf é um esporte que é praticado a muito tempo no estado, então é comum encontrar surfista por todos os picos de surf da região.

Se você gostou dessa matéria sobre Picos de Surf compartilhe em alguma Rede Social!

Imagine como seria ter uma vida mais saudável e consequentemente mais feliz

Separamos aqui algumas matérias recomendadas para você, elas serão muito valiosas na sua jornada por uma vida mais leve, basta escolher as suas matérias preferidas e aproveitar!

Receitas salgadas:

Biscoito de Gergelim sem glúten e sem lactose →

Torta de legumes simples →

Pão de liquidificador sem glúten e sem lactose →

Receitas doces:

Receita de creme de avelã caseiro →

Receita base para sorvete caseiro sem glúten e sem lactose →

Capuccino sem glúten e sem lactose →

Brownie de batata doce fit →

Pudim sem glúten e sem lactose  →

Saúde:

Como tratar a compulsão alimentar →

Benefícios do Aipim para quem malha →

Goji Berry – O segredo →

Tem algo que você descobriu de legal aqui na Corpo em Forma Brasil ou sabe de algo que pode ajudar outros leitores? Escreva nos comentários.

Vamos adorar saber!

Picos de surf – Rio Grande do sul
5 (100%) 1 vote