Quinoa é Super Alimento + Receita de quibe sem glúten

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Saiba porque a quinoa é super alimento, conheça seus nutrientes e benefícios!

A quinoa ou quinua tem sua origem registrada nos Andes, é um cereal, cheio de benefícios e nutrientes, que vem conquistando cada vez mais pessoas. Nesta matéria você vai entender o porque e provavelmente vai se tornar adepto também!

A quinoa é tão querida por todos que a Assembleia Geral da ONU, declarou 2013 como o ano internacional da quinoa, com o seguinte slogan “Um futuro semeado há milhares de anos”. A ideia foi que mais pessoas conhecessem o potencial absurdo deste cereal, a busca por um segurança alimentar mundial e adequar algumas normas para garantir a preservação e o uso sustentável da quinoa no mundo, além de outros propósitos, se você quiser conferir o site do ano da quinoa, basta entrar aqui, porém o texto não está disponível em português. Oficialmente: Quinoa é super alimento!

Um alimento é considerado como super alimento quando possuem muitos benefícios para a saúde (segundo a Harvard Pilgrim Health Center apud Föld). Estes alimentos normalmente são naturais, inteiros e contêm altos teores de aminoácidos, minerais, vitaminas e etc. Adicionar super alimentos, sem exageros, melhora nossa saúde.

A quinoa é rica em proteínas, possuindo mais que a aveia, trigo e possui mais ferro que o feijão!

Benefícios da quinoa

  • Ajuda no fortalecimento e manutenção dos nossos músculos.
  • É completíssima (quinoa é super alimento)
  • Rica em ômega-3 auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares.
  • Graças ao cálcio também auxilia na prevenção de osteoporose e fortalecimento dos ossos.
  • É um dos únicos alimentos vegetais a fornecer todos os aminoácidos necessários que não conseguimos produzir.
  • Assim como no Goji berry, as vitaminas do complexo B auxiliam no sistema nervoso, evitam algumas espécies de tumores e a linda da B6 nos deixa mais feliz.
  • As fibras presentes na quinoa nos deixam mais saciadas e evitam picos de glicemia (falamos sobre IG aqui)
  • É ótimo para celíacos na substituição pelo trigo.

Como comer?

Este super alimento pode ser encontrado na forma de grãos, flocos e farinha. Por ser muito complexo, ele acaba sendo calórico também, por isso pode comer, mas, sem exageros. Duas colheres de sopa por dia são o suficiente para garantir os benefícios.

Você pode usar a quinoa de diversas maneiras, os grãos podem ser consumidos na forma de tabule, salada e cozido com outros alimentos. Na versão em flocos, aposte em sucos e vitaminas com ela e a farinha, ah, a farinha <3 somos só amores por ela, substitui super bem a de trigo em várias receitas, sendo super aconselhável para celíacos ou quem está fazendo uma dieta sem glúten.

 

Bônus – Receita de Quibe de Quinoa

Quinoa é super alimento? Sim! Então vamos aprender uma receita árabe maravilhosa com este cereal dos deuses andinos hehe

É uma receita bem completa, contém os carboidratos da quinoa e as proteínas tanto da carne como da quinoa, que já falamos, é rica em proteínas. Melhor ainda? É um quibe sem glúten e sem lactose!

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Ingredientes

  • 1/3 xícara de quinoa em grãos
  • 1 xícara de água
  • 500 gramas de carne moída magra
  • 1/2 cebola
  • Sal, pimenta do reino e hortelã a gosto.

Modo de preparo Para começar coloque a quinoa para cozinhar com 1 xícara de água, mexa de vez em quando, são mais ou menos quinze minutos na panela. Bata no liquidificador/processador a cebola junto com os temperos. Misture tudo em um bowl e depois passe para uma travessa que possa ir ao forno. O meu quibe ficou no fogo alto durante uns 20 minutos, vai depender do seu forno, mas é mais ou menos este tempo, no da casa dos meus pais leva 25-30. Pronto, agora é só se deliciar, sirva com uma salada e o sabor está garantido.

 

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