Snowboard na areia

Para começar esta matéria vamos distinguir o Sandboard do Snowboard, as principais diferenças são:

Primeiro repare que encontra-se “board” nas 2 palavras, “board” refere-se a prancha, em inglês, a partir daí derivam-se os nomes de alguns esportes, entre eles o snowboard, skateboard, o sandboard, entre outros, mas, todos tem “board” no nome pois são praticados com uma prancha.

A prancha de snowboard é para andar na neve, como o próprio nome já diz, “snow” significa neve em inglês, portanto, juntando o nome ficaria prancha e neve ou prancha para neve.

snowboard na areia

sandboard segue o mesmo princípio, como tem o “board” no nome sabemos que é uma prancha, mas, a outra parte do nome é sand, o que significa areia, portanto prancha para areia!

Mas se o nome correto é Sandboard porque tem gente que chama de snowboard para areia?

Mesmo o nome sendo sandboard e o esporte ter surgido no Brasil, muita gente chama de snowboard na areia porque o snowboard é muito mais conhecido. Além disso o equipamento para a prática é muito semelhante, então, quem não conhece o sandboard e observa alguém descendo uma duna de areia deslizando e realizando saltos, acaba por chamar de snowboard na areia por engano.

Snowboard na areia

Para praticar o sandboard você precisa de uma prancha de snowboard para areia (equipamento principal) e uma vela para passar embaixo da prancha, o que faz com que você consiga deslizar com mais velocidade, os praticantes também utilizam uma vela com grafite que faz a prancha deslizar mais rápido ainda.

As pranchas podem ter um encaixe para colocar o pé (descalço ou de tênis) ou ainda um encaixe chamado bindings, característico da prancha de snowboard. Também é costume usar óculos de proteção para previnir  da areia nos olhos e do sol.

Você pode encontrar os equipamentos através da Aia ou DDS sandboard, a DDS é do brasileiro campeão mundial Digiácomo Dias conhecido como Digi e da Sandwave, uma fábrica argentina que existe desde 1995.

Com a sua prancha de snowboard para areia garantida, vamos para as próximas dicas:

Também é importante lembrar que quando o praticante está nas dunas pode ficar desidratado por causa da atividade física e do calor refletido pela areia. Além disso não costuma-se ter água disponível no meio das dunas, então é importante levar a sua.

Recomendamos 2 matérias que trazem dicas valiosas para se proteger da insolação e da desidratação. Você pode ler a matéria sobre a insolação AQUI e sobre a desidratação AQUI.

Sandboard um esporte para todas as idades!

snowboard na areiaO sandboard é um esporte que pode ser praticado por todas as idades, além disso, é um esporte onde é possível aumentar a dificuldade bem gradativamente.

É possível começar descendo sentado para perder o medo, descer sentado recebeu o nome no esporte de eskibunda e tem inclusive uma prancha mais larga, com apoios para as mãos para se segurar.

Esta prancha é feita principalmente para crianças ou para quem não quer se aventurar em descer em pé, mas, nem por isso ela é menos divertida. A velocidade que você vai pegar na descida é principalmente definida pelo tamanho das dunas que você vai descer. O sandboard da foto aqui do lado não é um eskibunda, ele é para descer em pé, mas, para perder o medo o sandboarder Hiram desceu sentado em snowboard na areiasua primeira aventura com o sandboard.

Logo depois já perdeu o medo e desceu em pé, com cuidado, em uma duna pequena para ter sua primeira experiência com a prancha de snowboard para areia em pé, como ele dizia. Depois de descer assim não quis mais descer sentado e passou a tarde se divertindo.

Quando você desce a duna com o seu sandboard, você tem que subir novamente, caminhando na areia, isso dá uma boa canseira, é daquelas atividades que vale a pena reservar um dia para se divertir e considerar um merecido descanso depois porque este esporte deixa cansado e queima muitas calorias, mais do que muita atividade por aí.

Descubra tudo sobre o Sandboard no Brasil

Snowboard na areia

Onde você pode praticar o “snowboard na areia” com sua prancha de snowboard para areia?

Em diversos lugares pelo Brasil, quase no Brasil todo! Um dos lugares mais conhecidos para a prática de sandboard no Brasil são as dunas da Praia da Joaquina.

A foto de cima fica na Avenida das Rendeiras em Florianópolis, a duna sobe em parte da calçada e quem quiser pode alugar um sandboard (snowboard na areia) destes e sair desbravando as dunas!

Dependendo da descida, qualidade da prancha e atleta, a prancha pode descer em alta velocidade, os praticantes costumam a levar pás e sacos de areia para preparar rampas e fazer manobras.

Existem diversas manobras realizadas no ar: o flip onde o atleta roda verticalmente para frente ou para trás, repectivamente, “front flip” ou “back flip”.

As outras manobras incluem grabs, como indy grab, nose grab, entre outros. Além das manobras em rampa, existem categorias como speed, swallow entre outras.

As duas ultimas fotos são das dunas da joaquina, fotos tiradas pela fotógrafa Amanda S. e o atleta CFB é Pietro S., descendo e realizando um salto nas principais dunas da Joaquina.

 

snowboard na areia  snowboard na areia

Em breve traremos uma matéria falando sobre os principais picos de sandboard do Brasil como as Dunas da Pipa, Dunas do Rio Tavares, Jalapão, Jericoacoara, Dunas do Siriú em Garopaba entre outras.

Para conferir basta ficar ligado nas notícias e novidades da Corpo em Forma Brasil!

 

Se você gostou dessa matéria sobre Snowboard na areia, compartilhe em alguma rede social!

Imagine como seria ter uma vida mais saudável e consequentemente mais feliz

Separamos aqui algumas matérias recomendadas para você, elas serão muito valiosas na sua jornada por uma vida mais leve, basta escolher as suas matérias preferidas e aproveitar!

Esportes:

Onde andar de skate em Curitiba →

Receitas salgadas:

Biscoito de Gergelim sem glúten e sem lactose →

Torta de legumes simples →

Pão de liquidificador sem glúten e sem lactose →

Receitas doces:

Receita de creme de avelã caseiro →

Receita base para sorvete caseiro sem glúten e sem lactose →

Capuccino sem glúten e sem lactose →

Brownie de batata doce fit →

Pudim sem glúten e sem lactose  →

Saúde:

Como tratar a compulsão alimentar →

Benefícios do Aipim para quem malha →

Goji Berry – O segredo →

Tem algo que você descobriu de legal aqui na Corpo em Forma Brasil ou sabe de algo que pode ajudar outros leitores? Escreva nos comentários.

Vamos adorar saber!

Snowboard na areia – Conheça o Sandboard
5 (100%) 2 votes